Sob o lema “Tu consegues”, o projeto School4all pretende estimular e motivar os alunos do 1º Ciclo para novas aprendizagens, com o objetivo de diminuir o insucesso escolar e promover a valorização da Escola.

Propõe uma metodologia própria, desafiando cada aluno a desenvolver competências individuais e de grupo, através de pequenos projetos.

A nossa principal missão é responder à curiosidade inata de cada um dos nossos alunos e promover o espírito de descoberta, conciliando os seus interesses pessoais com os conteúdos do programa, transformando as vivências que transportam num conhecimento mais científico.

 
 
 

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

 
 

ACÇÃO 1

Este Projeto abrange as disciplinas de Português e Matemática, orientadas por um professor de 1º Ciclo, que utiliza diferentes recursos de trabalho, privilegiando a utilização das novas tecnologias. Os alunos utilizam estes recursos tecnológicos para a consolidação de conhecimentos, exploração e desenvolvimento de conceitos, pesquisa de conteúdos e gestão de comportamentos e atitudes. São utilizadas as plataformas Escola Virtual, Khan Academy, Class Dojo, ProdigyGame, Class Flow e outras aplicações educativas que possam, de facto, cativar e envolver o aluno nos momentos de aprendizagem. A organização das nossas salas é também uma estratégia diferenciadora, muito apelativa e que envolve e compromete mais os nossos alunos com o ensino, estando organizada por diferentes áreas de trabalho.

 
 
 

ACÇÃO 2

Schooll4all é, assim, um espaço que dá a cada um a oportunidade de desenvolver o seu potencial e de superar as suas dificuldades, respeitando os seus ritmos de aprendizagem, através de um plano individual de trabalho. Premiamos a criatividade, a capacidade de observação e análise crítica, a autonomia e ainda o trabalho colaborativo. Aqui, todos contam e o património de cada um é uma riqueza maior para o grupo.

Competências:

- Autonomia: desenvolvida através da metodologia de projeto e da organização da sala.

- Autoestima e Empatia: trabalhada através dos momentos da “Assembleia”, um espaço reservado à partilha e ao diálogo, para a relação e valorização pessoal e de grupo.

- Responsabilidade e compromisso: desenvolvido através de pequenos trabalhos de grupo ou de projetos individuais, propostos ou autopropostos.

- Motivação e Confiança: promovidas pelo trabalho adaptado aos interesses e necessidades individuais dos alunos.

 

A primeira fase dos Projetos da Associação Causas XXI, iníciou-se a 9 de janeiro, do ano letivo passado (2016/2017), em parceria com a Escola Básica Padre Agostinho Silva (Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo).

 
 
SCHOO4ALL_5.png
 
 
 

onde estamos

Rua Dr. José Joaquim D’Almeida, nº 819
2775-595 Carcavelos

geral@causas.org.pt
+351 214 584 350   |   +852 8765 4321

 
 

contacte-nos

Nome *
Nome